Sobre

Histórico

RIPSA-MG

1- Apresentação e Histórico:

       O processo “RIPSA no Estado” em Minas Gerais iniciou-se no final de 2007. Inicialmente, o processo consistiu em formar a rede, por meio da identificação de instituições parceiras, definição de representantes das mesmas e constituição da equipe. O próximo passo foi a aprovação da implantação da “RIPSA no Estado” através da Deliberação CIB-SUS nº 465 de 17 de julho de 2008. Ainda em 2008, ocorreu a 1ª OTI-MG ( Oficina de Trabalho Interagencial), onde se definiu que o POP (Planejamento Operacional de Produtos) de Minas Gerais seria a construção do IDB-MG (Indicadores e Dados Básicos para a Saúde) e que os indicadores seriam apresentados por microrregião de saúde de acordo com o PDR, ao todo são 76 microrregiões de saúde em Minas Gerais.

       Desde então, cada CGI (Comitê de Gestão de Indicadores) tem trabalhado em torno da construção do IDB-MG. Em agosto de 2009, realizou-se uma Reunião Ampliada dos CGI, onde foram apresentados os indicadores propostos por cada Comitê. Em novembro desse mesmo ano ocorreu uma nova Reunião Ampliada dos CGI, que consistiu em uma prévia à 2ª OTI-MG realizada em dezembro de 2009. Na 2ª OTI-MG, os CGIs apresentaram uma proposta mais sólida dos indicadores.

       Após um período longo de seleção, sistematização e análise dos indicadores por todos os CGIS, finalmente o IDB-MG está prestes a ser publicado.Sua publicação será na 3ª OTI-MG prevista para o início do segundo semestre de 2011.

      O trabalho em torno do IDB-MG proporcionou a formação de uma rede de discussão, composta pela SES-MG, CEDEPLAR, UFMG, IBGE, DATASUS, SMSA-BH, UFOP, UFSJ e demais instituições parceiras. Após a publicação do mesmo, o trabalho da RIPSA-MG não se esgota, trata-se de um compromisso de busca permanente pela qualificação da informação em saúde.

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Rod. Américo Renê Gianetti, s/n - Serra Verde - 31790-160 - Belo Horizonte - MG
Tel: (55 31) 39160309